RJ: com ausência de líderes do PV, Gabeira lança candidatura


Foto: Marcio Dias, Mariléa da Cruz, Luiz Paulo, Willian, Edna e Jorge. 
 
Sem as presenças da vereadora Aspásia Camargo e do presidente estadual do PV, Alfredo Sirkis, o deputado federal Fernando Gabeira começou na manhã deste domingo (23) o lançamento da pré-candidatura ao Estado do Rio pelo PV. Gabeira sentou-se entre o presidente nacional do PV José Luiz Pena e o presidente de honra do PSDB do Rio, Marcelo Alencar.

Além de Pena, a única figura de destaque do PV é o pré-candidato ao governo de São Paulo Fabio Feldman. No palco do abafado teatro América na Tijuca, predominam políticos dos outros três partidos que compõe a aliança em torno de Gabeira. 

Do PSDB, ainda estão presentes o ex-deputado federal Marcio Fortes, indicado pelo PSDB a vice de Gabeira, o deputado federal Marcelo Itagiba, o deputado estadual Luiz Paulo da Rocha e até a vereadora Lucinha. Durante a campanha de Gabeira à prefeitura do Rio em 2008, o pré-candidato chamou a vereadora de "suburbana e analfabeta política", mas depois se desculpou. 

O DEM está representado pelo ex-prefeito Cesar Maia, candidato ao senado, e pelo filho dele e presidente nacional do partido Rodrigo Maia, além dos deputados federais Índio da Costa e Solange Amaral. 

O PPS também compõe a mesa com o vereador Stepan Nercessian e o outro pré-candidato da chapa ao senado, Marcelo Cerqueira. A disputa ao senado marcou um racha no PV durante essa semana depois que Gabeira classificou como "delírio" e "imaginação de alguém que está fora da realidade" a ideia de Alfredo Sirkis de ir à justiça para lançar a candidatura de Aspásia Camargo. Por lei, a mesma coligação não pode ter mais do que dois candidatos ao senado. 

No entanto, durante a semana, Sirkis afirmou que antes de recorrer à justiça comum deve fazer nova consulta ao TSE perguntando especificamente se os partidos coligados para o governo do Estado são obrigados a se coligarem também para o senado. Para o presidente estadual do PV no Rio, a obrigação é inconstitucional. 

Um dos primeiros a discursar, Stepan elogiou Gabeira por oferecer sua candidatura à coligação "acima das aspirações pessoais" e alfinetou Aspásia e Sirkis afirmando que os partidos da aliança também precisaram vencer "suas forças retrógradas". 

Foto: Mariléa da Cruz, Ex-Governador Marcello Alencar e Marcio Dias.

Alfredo Sirkis e Aspásia Camargo não compareceram ao evento no Rio porque acompanham as atividades da pré-candidata Marina Silva em São Paulo neste domingo (23). (Terra Notícias - João Pequeno - Direto do Rio de Janeiro - 23 de maio de 2010 - 11h56 - Atualizado às 12h09m)

Gabeira apoiará Marina e Serra no 1º turno


RIO - Em encontro realizado nesta segunda-feira na sede do PPS, no Rio, para formalizar a coligação PV-PPS-DEM-PSDB, os partidos anunciaram que o pré-candidato ao governo fluminense pelo PV, deputado federal Fernando Gabeira, apoiará, no primeiro turno, dois pré-candidatos à Presidência: Marina Silva (PV) e José Serra (PSDB). Os dois participarão, em junho, da convenção da aliança. Foi anunciada ainda a chapa de Gabeira para o Senado, que terá o ex-prefeito Cesar Maia (DEM) e o ex-deputado federal Marcelo Cerqueira (PPS). 
 
- O Serra tem agora um palanque bom, forte no Rio. A Marina também tem. Nossa coligação está montada, foi adotada por todos universalmente e vai fazer uma bela campanha para presidente da República. Tanto do Serra, quanto da Marina. O Gabeira não é mais candidato do PV. Ele é candidato da coligação - afirmou Márcio Fortes, um dos coordenadores da campanha do Serra no Rio e possível pré-candidato a vice-governador pelo PSDB. 
 
Participaram da reunião, além de Gabeira e Fortes, os vereadores do PV Aspásia Camargo e Alfredo Sirkis, que também é presidente regional do PV; o deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha; os deputados federais pelo DEM Solange Amaral e Índio da Costa; o ex-governador Marcelo Alencar e o presidente regional do PSDB e prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito. 

- Foi um resultado satisfatório e estamos juntos para eleger o Serra - disse Zito.

(O Globo Online e O Globo - Cássio Bruno - Publicada em 03/05/2010 às 19h49m)

"Direito ao Alcance de Todos". Rio de Janeiro: OAB/RJ, 2006.

"Direito ao Alcance de Todos". Rio de Janeiro: OAB/RJ, 2006.
"Multas de Trânsito". Marcio Alexandre Dias da Silva (pág. 80)

Assessoria de Assuntos Comunitários - OAB Barra da Tijuca

Visitantes

Contador de visitas

Postagens populares