Foto: Marcio Dias, Mariléa da Cruz, Luiz Paulo, Willian, Edna e Jorge.
Sem as presenças da vereadora Aspásia Camargo e do presidente estadual do PV, Alfredo Sirkis, o deputado federal Fernando Gabeira começou na manhã deste domingo (23) o lançamento da pré-candidatura ao Estado do Rio pelo PV. Gabeira sentou-se entre o presidente nacional do PV José Luiz Pena e o presidente de honra do PSDB do Rio, Marcelo Alencar.
Além de Pena, a única figura de destaque do PV é o pré-candidato ao governo de São Paulo Fabio Feldman. No palco do abafado teatro América na Tijuca, predominam políticos dos outros três partidos que compõe a aliança em torno de Gabeira.
Do PSDB, ainda estão presentes o ex-deputado federal Marcio Fortes, indicado pelo PSDB a vice de Gabeira, o deputado federal Marcelo Itagiba, o deputado estadual Luiz Paulo da Rocha e até a vereadora Lucinha. Durante a campanha de Gabeira à prefeitura do Rio em 2008, o pré-candidato chamou a vereadora de "suburbana e analfabeta política", mas depois se desculpou.
O DEM está representado pelo ex-prefeito Cesar Maia, candidato ao senado, e pelo filho dele e presidente nacional do partido Rodrigo Maia, além dos deputados federais Índio da Costa e Solange Amaral.
O PPS também compõe a mesa com o vereador Stepan Nercessian e o outro pré-candidato da chapa ao senado, Marcelo Cerqueira. A disputa ao senado marcou um racha no PV durante essa semana depois que Gabeira classificou como "delírio" e "imaginação de alguém que está fora da realidade" a ideia de Alfredo Sirkis de ir à justiça para lançar a candidatura de Aspásia Camargo. Por lei, a mesma coligação não pode ter mais do que dois candidatos ao senado.
No entanto, durante a semana, Sirkis afirmou que antes de recorrer à justiça comum deve fazer nova consulta ao TSE perguntando especificamente se os partidos coligados para o governo do Estado são obrigados a se coligarem também para o senado. Para o presidente estadual do PV no Rio, a obrigação é inconstitucional.
Um dos primeiros a discursar, Stepan elogiou Gabeira por oferecer sua candidatura à coligação "acima das aspirações pessoais" e alfinetou Aspásia e Sirkis afirmando que os partidos da aliança também precisaram vencer "suas forças retrógradas".
Foto: Mariléa da Cruz, Ex-Governador Marcello Alencar e Marcio Dias.
Alfredo Sirkis e Aspásia Camargo não compareceram ao evento no Rio porque acompanham as atividades da pré-candidata Marina Silva em São Paulo neste domingo (23). (Terra Notícias - João Pequeno - Direto do Rio de Janeiro - 23 de maio de 2010 - 11h56 - Atualizado às 12h09m)