O encontro mensal ainda ressaltou a questão ambiental
Por Graça Paes, RJ
Na manhã de segunda-feira, dia 12, foi realizada a reunião mensal de novembro, do 31º Conselho Comunitário de Segurança – 31º CCS, nas dependências da ABM na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Durante o encontro vários assuntos foram tratados entre eles a segurança na Barra, retornos na Av.das Américas na região do Recreio e normas e regulamentos do Conselho se Segurança.
Participaram da reunião o presidente do 31 CCS Sr. Renato Rocha, o comandante do 31º BPM Ten. Cel. Amaral , Dr. Márcio Dias da OAB – Barra, o inspetor José Camilo, representando a delegada da 42ª DP Adriana Belém, o subprefeito da Barra Tiago Mohamed, o administrador regional da Barra Alvir Rosa, o Ten. Cel. Bombeiro Albucacys, a delegada Mônica da 16ª DP, representantes de associações civis e comunitárias da região, entre outros.
O comandante Amaral do 31º BPM falou sobre o policiamento na orla que vem sendo realizado nos fins de semana e feriados por estagiários da PMERJ, e que por este motivo os mesmos não trabalham armados apenas com rádio e spray de pimenta para controle. E, também informou que tem trabalhado em conjunto com a 16ª DP em prol da segurança da Barra e da inibição de roubos e furtos de veículos e transeuntes na região.
O representante da OAB para assuntos comunitários, Dr. Márcio Dias levantou a questão do aumento de efetivo cujo documento foi assinado pelos líderes comunitárias da região, já está protocolado, porém ainda não foi possível ser entregue ao governador por questão de agenda.
O Ten. Cel Bombeiro Albucacys ressaltou a importância dos postos dos bombeiros na região que facilitam a locomoção nos casos de busca e salvamento. Abordou a questão do treinamento constante do pessoal. E, também salientou sobre a importância da manutenção dos hidrantes, que recentemente foi posta em cheque devido a um incêndio em uma concessionária de automóveis na av. Ayrton Senna. O tenente também entregou um ofício ao presidente do Conselho Comunitário de Segurança para que o encaminhe aos síndicos de condomínios da região para que permitam o livre trânsito dos bombeiros, nas dependências dos condomínios, durante o exercício da profissão.
O biólogo Marcello Mello também alertou os presentes sobre os problemas ambientais da região e das lagoas, e solicitou que a PMERJ transite pelas lagoas através de um veículo marítimo.
Delfim Aguiar, e outros participantes questionaram semáforos, quebra-molas em algumas áreas de Vargem Grande e do Recreio dos Bandeirantes. E, também foi solicitado ao Sr. João Machado, da CET-Rio, presente na reunião, um semáforo na saída do 31º BPM para facilitar a locomoção das viaturas. No encontro, ainda foi cobrado da Guarda Municipal que fiscalize a área destinada ao ponto de ônibus dos moradores do condomínio ABM, pois o local para o ponto do ônibus sempre é ocupado por veículos que estacionam arbitrariamente em local proibido.
Na ocasião o candidato a presidência da OAB – Barra Dr. Ricardo Menezes e sua vice-na chapa Marlene Padilha também estavam presentes. As eleições na OAB acontecem dia 26 de novembro.
A próxima reunião do 31 CCS, em dezembro, será no condomínio Barramares.
Fotos Graça Paes/Portal Aib News - http://www.aib.org.br/noticias/plantao-barra/plantao-barra-seguranca-e-transito-sao-temas-de-reuniao-do-31-ccs.html