RIO - A fiscalização eletrônica no corredor preferencial para ônibus da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, que começou a funcionar nesta segunda-feira , flagrou 194 veículos trafegando irregularmente pela faixa azul. O balanço foi divulgado na tarde desta terça-feira pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), que consideraram o número de multas baixo, em relação ao volume de carros que passou pelo BRS (Bus Rapid Service), das 6h às 21h: foram 21.435 veículos. Isso representa 0,7%, ou seja, menos de 1% do total.
Para a secretaria, os dados mostram que os motoristas estão respeitando as novas regras de circulação em vigor na avenida. Os técnicos do órgão acreditam que o índice de multas reduzirá à medida em que os motoristas se habituem às restrições na via. Em relação às multas efetuadas pela Guarda Municipal e pelos agentes de trânsito credenciados, foram 63 no mesmo período.
O segundo corredor preferencial para ônibus de Copacabana começa a funcionar na Rua Barata Ribeiro na última semana deste mês . A previsão é da prefeitura, que já pintou no asfalto as faixas azuis características do Bus Rapid Service (BRS, ou serviço de ônibus rápido) e agora depende apenas da meteorologia para concluir o serviço. Se não chover, na noite desta terça-feira começam a ser pintadas as faixas brancas ao logo da via, do Túnel Sá Freire à Rua Raul Pompeia.
Criado para ser um corredor exclusivo para ônibus, aos poucos o BRS foi sendo adaptado para a realidade da Avenida Nossa Senhora de Copacabana. No fim de fevereiro, por exemplo, o secretário de Transportes, Alexandre Sansão, informou que o corredor deixaria de funcionar 24 horas e passaria a ter faixas liberadas para todos os veículos das 21h às 6h, em dias úteis; aos sábados, a partir das 14h; e aos domingos e feriados. Nestes horários valem as regras gerais de trânsito e qualquer motorista pode trafegar pela seletiva, taxistas podem pegar passageiros no lado direito da rua e operações de carga e descarga estão liberadas nos dois lados da avenida, por exemplo.
As mesmas regras deverão ser aplicadas no BRS da Barata Ribeiro, segundo a SMTR. Além de pintar as faixas brancas, nos próximos dias a prefeitura vai botar os tachões e fazer as marcações dos cruzamentos. Serão instaladas ainda as placas de sinalização e o restante dos pardais. Ao longo da Raul Pompeia, por exemplo, já foram colocados três equipamentos de fiscalização. Mas, como ocorreu na Nossa Senhora de Copacabana, as primeiras semanas serão de adaptação, e multas só serão aplicadas depois de um período de ajustes. Na segunda-feira, apesar de só haver a faixa azul pintada, muitos ônibus e carros de passeio seguiam as regras do BRS.
Fonte: O Globo em 15/03/2011.
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