Trafegar no corredor de ônibus dá multa de R$ 53,20 e 3 pontos na carteira
POR BEATRIZ SALOMÃO
Rio - A partir de hoje, quem trafegar pelas duas faixas do corredor exclusivo para ônibus da Avenida Nossa Senhora de Copacabana será multado. Motoristas de carros, táxis sem passageiro e vans que invadirem o BRS (Bus Rapid System) serão autuados em infração leve, perderão três pontos na carteira e terão que desembolsar R$ 53,20.
Motoristas só podem acessar o corredor para dobrar na primeira via que der mão à direita ou acessar garagens. Por isso, a punição será aplicada se dois radares seguidos flagrarem o motorista no corredor. O sistema funciona de forma progressiva, ou seja, se passar pelo terceiro aparelho de fiscalização seguinte, nova multa é aplicada.
A secretaria garante que entre dois radares, sempre há possibilidade de dobrar à direita.
Após três semanas de orientação dada nas ruas por guardas municipais, agentes da CET-Rio e Rio Ônibus, 11 radares vão fiscalizar quem invadir as pistas destinadas a coletivos, táxis tripulados ou adaptados para portadores de necessidades e transporte escolar. O embarque e desembarque de táxis convencionais deve ser feito do lado esquerdo ou em ruas transversais. Ainda assim, o efetivo de guardas municipais e agentes da CET-Rio permanece inalterado.
O estacionamento na pista da esquerda nos dias úteis só será permitido após 21h, após as 14h aos sábados e o dia inteiro aos domingos. Nesses períodos é permitido trafegar pela pista exclusiva.
Inaugurado em 19 de fevereiro, o BRS de Copacabana reduziu em 24% a frota de ônibus que passa pela via. O próximo corredor será implantado na Rua Barata Ribeiro, no mesmo bairro.
Pelo menos uma vez ao dia, o taxista da cooperativa Barra Top Táxi, Ângelo Rodrigo, 29 anos, passa pela Nossa Senhora de Copacabana. Ele é contra as normas que impedem embarque e desembarque no corredor e reclama do fluxo lento provocado pela mudança nas faixas da esquerda: “Preciso ficar atento na hora de virar para não ser multado. O trânsito ficou lento. São muitos motoristas pegando e deixando passageiros”.
Confira onde estão os radares
A Secretaria Municipal de Transportes avisa que não haverá barreira física para impedir os motoristas de trafegar por mais de um quarteirão pelo corredor exclusivo. De acordo com a secretaria, um equipamento, chamado repetidor, fica junto a cada radar e é responsável por identificar as placas dos carros que trafegarem por mais de uma quadra seguida. Confira onde ficam os radares ao longo da via:
Entre as ruas Júlio de Castilho e Francisco Sá.
Entre as ruas Francisco Sá e Souza Lima.
Entre as ruas Sá Ferreira e Djalma Urich.
Entre as ruas Miguel Lemos e a Xavier da Silveira.
Entre as ruas Xavier da Silveira e a Rua Bolívar.
Entre as ruas Constante Ramos e a Rua Santa Clara.
Entre as ruas Santa Clara e Figueiredo de Magalhães.
Entre as ruas Siqueira Campos e Hilário de Gouveia.
Entre as ruas Hilário de Gouveia e a Paula Freitas.
Entre as ruas Rodolfo Dantas e Duvivier.
Entre as ruas Rua Belford Roxo e Prado Júnior.
Motoristas só podem acessar o corredor para dobrar na primeira via que der mão à direita ou acessar garagens. Por isso, a punição será aplicada se dois radares seguidos flagrarem o motorista no corredor. O sistema funciona de forma progressiva, ou seja, se passar pelo terceiro aparelho de fiscalização seguinte, nova multa é aplicada.
A secretaria garante que entre dois radares, sempre há possibilidade de dobrar à direita.
Após três semanas de orientação dada nas ruas por guardas municipais, agentes da CET-Rio e Rio Ônibus, 11 radares vão fiscalizar quem invadir as pistas destinadas a coletivos, táxis tripulados ou adaptados para portadores de necessidades e transporte escolar. O embarque e desembarque de táxis convencionais deve ser feito do lado esquerdo ou em ruas transversais. Ainda assim, o efetivo de guardas municipais e agentes da CET-Rio permanece inalterado.
O estacionamento na pista da esquerda nos dias úteis só será permitido após 21h, após as 14h aos sábados e o dia inteiro aos domingos. Nesses períodos é permitido trafegar pela pista exclusiva.
Inaugurado em 19 de fevereiro, o BRS de Copacabana reduziu em 24% a frota de ônibus que passa pela via. O próximo corredor será implantado na Rua Barata Ribeiro, no mesmo bairro.
Pelo menos uma vez ao dia, o taxista da cooperativa Barra Top Táxi, Ângelo Rodrigo, 29 anos, passa pela Nossa Senhora de Copacabana. Ele é contra as normas que impedem embarque e desembarque no corredor e reclama do fluxo lento provocado pela mudança nas faixas da esquerda: “Preciso ficar atento na hora de virar para não ser multado. O trânsito ficou lento. São muitos motoristas pegando e deixando passageiros”.
Confira onde estão os radares
A Secretaria Municipal de Transportes avisa que não haverá barreira física para impedir os motoristas de trafegar por mais de um quarteirão pelo corredor exclusivo. De acordo com a secretaria, um equipamento, chamado repetidor, fica junto a cada radar e é responsável por identificar as placas dos carros que trafegarem por mais de uma quadra seguida. Confira onde ficam os radares ao longo da via:
Entre as ruas Júlio de Castilho e Francisco Sá.
Entre as ruas Francisco Sá e Souza Lima.
Entre as ruas Sá Ferreira e Djalma Urich.
Entre as ruas Miguel Lemos e a Xavier da Silveira.
Entre as ruas Xavier da Silveira e a Rua Bolívar.
Entre as ruas Constante Ramos e a Rua Santa Clara.
Entre as ruas Santa Clara e Figueiredo de Magalhães.
Entre as ruas Siqueira Campos e Hilário de Gouveia.
Entre as ruas Hilário de Gouveia e a Paula Freitas.
Entre as ruas Rodolfo Dantas e Duvivier.
Entre as ruas Rua Belford Roxo e Prado Júnior.
Fonte: O DIA ONLINE em 14/03/2011
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